7 de set. de 2010

Xavante 99 anos

Desde de 1999, quando vim para a cidade de Pelotas por motivos profissionais, que acompanho o Brasil de Pelotas e me transformei em simpatizante por esta Instituição e principalmente pela sua fanática torcida. Já estive várias vezes no Bento Freitas assisitindo jogos do Xavante. Tive o privilégio de assistir a final do campeonato citadino em que o Brasil ganhou do Pelotas em plana Boca do Lobo por 2 a 1 e com dois jogadores a menos em campo, uma vitória na garra e através da força e fé que sua torcida conseguiu transmitir aos seus guerreiros naquela jogo.
Hoje o G.Esportico BRASIL completa 99 anos e solicitei um texto ao meu colega Alvaro Figueiredo, que é um VERDADEIRO TORCEDOR, para falar da Paixão de ser XAVANTE.


Por Alvaro Figueiredo (Xavante)

O Brasil de Pelotas está completando 99 anos hoje (7 de Setembro de 2010). Querer falar da história deste clube é redundância, visto existir esta no site oficial do clube, É mais coerente falar os sentimentos que este clube gera em seus torcedores e simpatizantes. Um dos maiores "emblemas" deste time é sua torcida que é aguerrida e apoia o Brasil sempre, mesmo quando o apoio significa ir contra o técnico ou a sua diretoria, mas o fato é que a torcida, enquanto massa tem vontade própria, sendo esta uma de suas maiores forças, pois critica e apoia de forma veemente o clube, não ele como instituição mas as pessoas que estão nele. Várias vezes vi torcedores saindo do estádio xingando o time, o treinador e até a direção e, poucos dias depois estes mesmos torcedores, na sua próxima partida, voltam a apoiar de forma incondicional o time .

O Brasil não está em um apogeu de sua história, estamos na série B do gauchão, levados a esta por uma situação bem conhecida e que irá doer por muito tempo em todos os que tem alma Xavante. Estamos disputando uma série C do brasileiro que tem times com maior estrutura e investimento, mas estamos jogando de igual para igual, com chances boas de subir ou permanecer na C e com poucas possibilidades de cair.

Hoje (07/09/2010) começam as festividades, com um almoço para comemorar o aniversário e onde me parece será divulgada a programação até a chegada do tão emblemático "cem anos de existência do clube". Tenho que o maior presente que o clube pode ter é a sua torcida que se apresenta hoje como sempre se apresentou, fanática, lutadora, ordeira, e sobretudo apaixonada pelas cores "rubro-negras" que pode não ter um time campeão, mas como o próprio hino do clube diz o Brasil é o "campeão do bem-querer". Já para o torcedor, os maiores presentes, para os racionais, são o retorno para a série A do gauchão e a passagem para a série B do nacional neste ano. Para os mais passionais, as vitórias são os objetivos, vencer sempre, independente de quem e porque. as ascensões talvez sejam objetivos modestos para muitos, mas grandes para o torcedor, que como o próprio nome diz, "torce" para que o Brasil de Pelotas dê as alegrias das vitórias.

Domingo teremos um jogo de vida ou morte com o Criciuma, sem dúvida, este jogo não será para cardíacos assistirem, mas será a comemoração ideal a vitória do Brasil, com um placar bom, para fazer saldo de gols que podem definir uma classificação. è pedir demais, não sei, mas sei que sou Xavante e, embora o racional possa dizer em contrário, o coração determina a crença na vitória, na classificação, na ascensão para jogarmos a série B e nos estruturarmos para a A do Nacional para que as novas gerações de torcedores tenham alegrias maiores que a minha geração teve, onde, nos anos 80 o Brasil brilhou com partidas e vitórias empolgantes.

saliento que todas as considerações neste são minhas, não representando posição de ninguém. Há torcedores muito mais "gabaritados" para falar do Xavante, mas espero ter dado a minha contribuição, não sou muito bom com as "letras" por isto o texto reduzido, além do horário avançado que dificulta o raciocínio, mas como tinhas me pedido, coloco aqui alguma coisa sobre o Brasil.

Obrigado.
Alvaro Figueiredo.
 
Obs. Este texto foi remetido ao Blog Torcedor Vermelho em 07/09/2010 às 3hs e 19 minutos. Ao Alvaro o nosso muito obrigado pelo privilégio de poder divulgar um texto de um TORCEDOR XAVANTE. EU Quero o XAVANTE na Série B em 2010. Parábens Torcida Xavante pelos 99 anos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Álvaro,
Parabéns pelo texto, expressar o sentimento de ser XAVANTE é falar de um time que mexe com o coração principalmente quando se vai na baixada.
É emoção que não se consegue externar, tem que ir e sentir o que a torcida XAVANTE faz dentro do Bento Freitas.
Forte abraço.
Denilson

Anônimo disse...

que loucura! esse clube voltará aos grandes em breve!! XAVANTE EM FESTA HOJE E SEMPRE!!!

Anônimo disse...

Como torcedor xavante, agradeço ao bloog pelo belo texto. Como é bom ser e respeitar outras nações de torcedores. Esse texto é uma prova que a simpatia pode ser recíproca.

Torcedor Vermelho disse...

Caros leitores da torcida XAVANTE.
É com enorme satisfação que o blog divulgou o texto do Alvaro neste espaço que é destinado preferencialmente ao Torcedor Vermelho do INTERNACIONAL. Continuem prestiginado nosso blog. Parabéns novamente pelos 99 anos.
Abs.
Marcelo Furlan

Gerson Sicca disse...

Dá-lhe Xavante!

Leo disse...

Dá-lhe xavanteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

O meu time do interior!

Postar um comentário