7 de set. de 2010

O Difícil Cruzeiro em Minas Gerais

Com certeza o maior clássico entre clubes de fora do eixo Rio – São Paulo é INTERNACIONAL x Cruzeiro. De acordo com o site Futpedia já foram disputados 47 confrontos pelo Campeonato Nacional e o time Mineiro possui 1 vitória de vantagem sobre o COLORADO. A estatística deste clássico é de 16 vitórias do INTERNACIONAL, 14 empates e 17 vitórias do Cruzeiro, com saldo de gols pró Cruzeiro de 3 gols.

Quando analisados as 23 partidas que foram disputadas em Minas Gerais (Mineirão) o time mineiro tem ampla vantagem. O INTERNACIONAL venceu apenas 2 jogos, empatou 7 e perdeu 14. A última vitória COLORADA em Minas Gerais foi em 1987 em jogo válido pela semi-final do campeonato com vitória de 1 x 0 e gol do centroavante Amarildo.

Este clássico ficou marcado por grandes partidas com destaques para:
- em 1975 INTER 1 x 0 Cruzeiro (o famoso gol iluminado de Dom Elias Figueroa).
- em 1976 Cruzeiro 5 x 4 INTER (pela Libertadores da América)
- em 1979 Cruzeiro 2 x 3 INTER (ano tri-campeonato invicto do INTER)
- em 1987 Cruzeiro 0 x 1 INTER (semi-final do campeonato nacional)

A missão do INTERNACIONAL amanhã em Minas Gerais é de extrema dificuldade e considero o empate um grande resultado.

E para relembrar os grandes confrontos entre estas instituições, segue vídeo do Gol "Iluminado" de Dom Elias Figueroa que deu o 1° título nacional ao INTERNACIONAL, com narração do inesquecível Celestino Vanezuela, famoso pela expressão QUE LANCE !!! e o grito de guerra do Torcedor Vermelho nos ano 70 (COLORADO, COLORADO !!!)


Abraços aos leitores.
Eu Quero o BI Mundial da FIFA !!!

2 comentários:

Leo disse...

Sempre lamentei não ter visto as glórias dos anos 70 com o Figueroa. Mas lamentaria mais não ter visto as vitórias de 2006 pra cá! :D

Torcedor Vermelho disse...

Leo,
Ambas as épocas são e foram mágicas. Nos anos 70 a glória máxima era a conquista do Brasil. Assim como nos anos 40 a glória máxima era as conquistas regionais.
Abs.
Marcelo.

Postar um comentário